domingo, 10 de julho de 2011

Instalando 512Kb de RAM no MSX Panasonic FS-A1WSX

Como já é amplamente divulgado no mundo MSX, os últimos modelos lançados pela Panasonic vinham com espaço na placa para montagem de chips de DRAM com maior capacidade.

Mas como sempre, o projetista fudeba esqueceu-se de deixar na placa uma trilha e um jumper que permitiria alterar essa configuração.

E como feliz proprietário de um MSX2+ Panasonic modelo FS-A1WSX com 64Kb de RAM originais, chegou a minha vez de efetuar essa modificação.

Não vou reinventar a roda, o procedimento já existe por aí. Apenas quero registrar a maneira pela qual eu fiz isso.

Primeiro, dessoldei os 2 chips originais de RAM e tirei a solda dos furos para os outros chips, limpando a placa com acetona.


Levantei o pino 51 do T9769C, usando a técnica explicada no post anterior:


Pra não "cruzar a perna" do chip, pus um tequinho de solda ali entre os pinos 51 e 52:


Retirei os chips 44256 de uma antiga placa VGA ISA.

Prefiro dobrar o pino do CI para fora um pouco mais abaixo da conformação original, pois se simplesmente desdobrarmos o pino aumentam as chances dele romper ali rente ao invólucro:


Preparei o par de "piggybacks"


Liguei um fio 3oAWG no pino 50 do "bolachão":


Aí passei o fio pelo furo da torre central do gabinete. Depois vi que podia ter usado o furo do TP1 pra passar pro outro lado da placa...


Fiz o caminho do outro lado da placa, prendendo o fio com fita adesiva. Nessa foto dá pra ver que os capacitores disco foram reposicionados e o resistor passou de R140 para R141.


Fechei o MSX, e tcharaaaam: sucesso ! Main RAM:512Kbytes