sábado, 9 de julho de 2011

Como levantar um pino SMD - How to lift an SMD pin

Aprendi esta "técnica" em uma das fábricas por onde passei. Tenho certeza que ela é conhecida por quem trabalha na área, mas talvez não pelos hobbystas. Tanto que procurei na internet, em português e inglês, e não achei.

De vez em quando, precisamos levantar um pino de um CI SMD. Quando o pino é o primeiro da fileira, é moleza. Basta enfiar ali a ponta de qualquer chave, pinça ou agulha, encostar a ponta do ferro de solda, fazer uma alavanca apoiando na placa e o pino solta e levanta.

Mas e quando é um daqueles pinos do meio do chip ?

Recentemente, tive que levantar o pino 51 desse camarada aí:


Primeiro, pegamos um pedaço de cabinho e separamos um único fio. Pode ser também fio esmaltado fininho, usado em bobinas.


Aí fazemos um ganchinho:


Pescamos o pino a ser levantando com esse ganchinho:


Com o alicate, passamos uma parte do fio por trás do pino. Aconselho a puxar para cima com o fio entrando paralelo à superfície da placa, para diminuir o perigo de enroscar e arrebentar.


Em seguida, dobramos o resto do fio para fazer um "laço".


Agora puxamos o laço de maneira inclinada para cima e para fora do chip, enquanto encostamos a ponta do ferro de solda apenas no pad do pino que está sendo tracionado. Não é necessária força excessiva aqui. Assim que a solda funde, o pino se levanta.


Observação: Esqueci de tirar a foto desse passo na placa em que estava trabalhando originalmente, aí montei essa situação apenas para ilustrar. Note que o ferro estava frio e um pouco fora da posição pois estava apoiado na mesa, a outra mão estava segurando a câmera...

E pronto, pino levantado sem lambança.


No exemplo, eu quis economizar e cortei um pedacinho de apenas uns 5cm de fio, o que deixou o laço com 2,5cm e meus dedos perigosamente próximos ao ferro de solda.

Você pode ser mais pródigo e precavido e usar um laço de pelo menos 5cm de comprimento, cortando um fio de 10cm.


Um comentário:

nitrofurano disse...

soldar à superfície é para poucos! :)